Departamentos Curriculares

Os Departamentos Curriculares são estruturas de articulação e gestão curricular que visam promover a cooperação entre os docentes, no sentido da articulação interdisciplinar e da adequação dos currículos aos interesses e necessidades específicas dos alunos.

Constituição do Departamento

Coordenadora de Departamento – Professora Ana Noronha

Departamento Curricular de Matemática e Ciências Experimentais (Grupos 230 – Matemática e Ciências Naturais; 500 – Matemática; 510 – Física e Química; 520 – Biologia e Geologia; 550 – Informática).

Representação dos Grupos Disciplinares

Representação de Grupos Disciplinares/Grupo de Ano
1. Compete ao Representante de Grupo Disciplinar/Grupo de Ano:
a) Assegurar a coordenação das atividades dos docentes do grupo, no âmbito da docência nas disciplinas/ano de escolaridade por aqueles lecionadas, nomeadamente no que respeita ao cumprimento de objetivos e conteúdos dos programas, adequação das experiências de aprendizagem aos alunos e aplicação de critérios de avaliação;
b) Assegurar, em sede de Grupo Disciplinar/Grupo de Ano, a aplicação de estratégias de remediação para situações de escolaridade irregular, elaborando propostas a apresentar ao Coordenador de Departamento e, consequentemente, ao Conselho Pedagógico;
c) Assegurar a gestão das instalações e equipamentos específicos;
d) Apoiar a atividade do Coordenador de Departamento, enquanto membro do Conselho Pedagógico, no âmbito da articulação interdisciplinar e das competências que lhe são inerentes;
e) Efetuar a análise crítica dos programas curriculares das disciplinas do Grupo Disciplinar/Ano de Escolaridade;
f) Realizar a gestão pedagógica da aplicação dos programas curriculares numa perspectiva interdisciplinar;
g) Propor a aquisição de materiais e equipamentos didáticos;
h) Apoiar e facilitar a integração dos docentes menos experientes;
i) Convocar as reuniões do Grupo Disciplinar/Grupo de Ano;
j) Assegurar a transmissão biunívoca de informação entre os docentes do Grupo Disciplinar/Grupo de Ano e o Coordenador do Departamento;
k) Elaborar um relatório crítico anual de balanço do ano letivo.

Competências dos Coordenadores de Departamento

1. Para além das competências enunciadas no Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, as condições de funcionamento das Coordenações dos Departamentos Curriculares estão contempladas em regimento próprio, aprovado em Conselho Pedagógico e apreciado em Conselho Geral.
2. Sem prejuízo do estabelecido pela legislação, são competências dos Coordenadores de Departamento:
a) Convocar e presidir às reuniões da respetiva estrutura de coordenação e supervisão;
b) Representar a respetiva estrutura de coordenação e supervisão no Conselho Pedagógico.